Os óleos automotivos servem para lubrificar componentes móveis que irão reduzir o atrito e o calor que emana das peças.
Existem três tipos de óleo lubrificante: óleo lubrificante mineral (passa por um processo de refino de aditivos e de petróleo); óleo lubrificante sintético (combinação de óleos básicos, sintéticos e aditivos); óleo lubrificante semissintético (mistura de aditivos, óleos minerais e sintéticos).
Assim como os óleos lubrificantes, as graxas são fundamentais para o bom funcionamento dos componentes internos do veículo. Existem diferentes tipos: Graxa de Lítio; Graxa sintética; Graxa para engrenagens; Graxa branca; Lubrificantes de alta carga.
Os principais pontos onde ela é aplicada são: chassi, rolamento e cubos das rodas e junta homocinética. Também podem ser usadas para lubrificar fechaduras de veículos. Não são necessárias ferramentas específicas para a aplicação desses lubrificantes, mas o mecânico precisa ter os cuidados corretos na manipulação assim como todo produto químico automotivo.
Preferencialmente, sim! Sempre que se faz uma mistura de dois produtos, é formado um terceiro, que é desconhecido. Nesse caso, não é possível determinar sua qualidade e desempenho. Por isso, a recomendação é utilizar sempre a mesma marca.
No caso do óleo mineral, deve-se trocar a cada 5 mil km, já o óleo sintético dura mais tempo e sua troca pode esperar mais, sendo necessária a cada 10 mil km. Essa é uma estimativa dada pelas montadoras, mas o dono dos veículos deve verificar o nível do óleo e sua qualidade regularmente para fazer a troca sempre que for necessário.
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso
site e personalizar conteúdo.
Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.