Os óleos lubrificantes são responsáveis, principalmente, pela lubrificação dos componentes, melhorando o desempenho do motor e garantindo seu bom funcionamento.
Mas existem diferenças entre esses produtos químicos automotivos. Para fazer a troca correta e prestar um bom serviço, é necessário conhecer bem cada um dos produtos para oficinas mecânicas. Entenda, a seguir, um pouco mais sobre eles.
Óleo de motor – garante o bom funcionamento do motor, pois mantém a temperatura em equilíbrio e diminui o atrito entre os componentes. Óleo de transmissão ou engrenagem – é desenvolvido para as caixas de câmbio ou de transferência, que permite seu bom funcionamento. Fluido de freio – é responsável por assegurar que a pressão dos pedais passe para as pastilhas de freio, garantindo sua eficiência. Fluido de direção – além de lubrificar, produz a força hidráulica, facilitando o movimento do volante. Líquido de arrefecimento – necessário para resfriar o motor e evitar problemas causados pelo superaquecimento.
Os óleos utilizados em direção hidráulica são, geralmente, os mesmos usados na transmissão. O melhor fluido para direção hidráulica é aquele que tem alta capacidade de lubrificação e amortecimento. Deve ser trocado de acordo com o manual de cada fabricante, ou conforme a necessidade do veículo.
O fluido DOT 3 é usado em freios e embreagens de veículos hidráulicos leves. O DOT 4 é indicado para veículos leves e pesados, como caminhões e tratores. Os DOT 5 e DOT 5.1 também atendem veículos leves e pesados, ambos suportam altas temperaturas. O DOT 5 é à base de silicone, indicado para veículos com o sistema de freios ABS. O DOT 5.1 é à base de glicóis e não pode ser misturado com outros tipos.
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso
site e personalizar conteúdo.
Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.