Esse fluido é uma mistura de água desmineralizada e aditivo que, quando colocado no radiador, se espalha pelos dutos do bloco do motor e mantém em equilíbrio a sua temperatura, garantindo seu bom funcionamento.
Esse líquido tem um prazo de validade de, aproximadamente, dois anos. De acordo com o uso do veículo, é provável que ele perca sua qualidade após esse período, por isso, é importante acompanhar a troca.
De acordo com orientação das montadoras, a troca do líquido de arrefecimento dos radiadores deve ser feita a cada 30 mil quilômetros rodados ou a cada 2 anos, no máximo. Esse período é importante para evitar o superaquecimento, caracterizado, principalmente, pela fumaça saindo do capô do carro. Essa troca deve ser feita por profissional capacitado, usando os EPIs necessários.
Não é aconselhável completar o fluido com água da torneira, pois ela contém minerais que podem cristalizar dentro do sistema e causar problemas no motor do seu veículo, e um reparo no motor é muito mais caro do que uma troca de líquido de radiador.
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso
site e personalizar conteúdo.
Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.