Os principais tipos de respiradores encontrados atualmente no mercado são o respirador facial, ¼ facial, semi facial e descartável. Os mecânicos podem usar o semi facial ou o descartável de acordo com o tipo de atividade exercida. Quando houver risco químico, podem usar os filtros químicos.
Nas oficinas, existem riscos devido a substâncias emitidas com o uso de ferramentas elétricas e de solda, por exemplo. Para se proteger, é necessário colocar a máscara adequada para cada atividade. Além disso, homens devem evitar ter a barba grande, por prejudicar a vedação correta do EPI.
Além das máscaras e respiradores, o profissional deve usar óculos de segurança, protetor auricular, avental, luvas e botinas.
Para colocar a máscara ou respirador, o trabalhador deve começar puxando o elástico pela testa e levar até a nuca. A máscara deve cobrir a boca e o nariz, evitando espaços entre a face e a máscara.
Em oficinas, são utilizadas máquinas e equipamentos que dissipam substâncias nocivas à saúde quando inaladas, como a fumaça. Inalá-las pode causar queimaduras e doenças pulmonares graves. Outro risco são os cheiros fortes das tintas, colas de vedação automotiva e ceras para polimento, que podem causar tonturas e mal-estar em pessoas mais sensíveis.
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso
site e personalizar conteúdo.
Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.